Make your own free website on Tripod.com

Filosofia Moral

 

 

              No nosso dia-a-dia, encontramos frequentemente diante de situações na quais a nossa decisão depende daquilo que consideramos bom, justo ou moralmente correto. Toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma decisão que envolve um julgamento moral da realidade, a partir do qual vamos nos orientar. Aristóteles já dizia “A característica especifica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais”.

              Assim, o homem age no mundo de acordo com valores, isto é,, para ele, as coisas do mundo e as ações sobre o mundo não são indiferentes, não se equivalem, mas são hierarquizadas de acordo com as noções de bem e de justo que os homens compartilham em um determinado momento. Em outras palavaras, o homem é um ser moral, um ser que avalia sua ação a partir de valores.

             

 

Moral e Direito

 

              As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações humanas. Há vários aspectos comuns a essas duas esferas. . Pag 264 gilberto

·        Ambas apresentam-se como imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos;

·        Ambas buscam propor, através de normas, uma melhor convivência entre os indivíduos;

·        Ambas se orientam pelos valores próprios a uma determinada sociedade;

·        Ambas têm um caráter histórico, isto é, mudam de acordo com as transformações histórico-sociais.

Clique aqui para imprimir !Imprimir

Topo

Download do texto